As Doze Tradições

As Doze Tradições

  1. Nosso bem-estar comum deveria vir sempre em primeiro lugar; a recuperação pessoal depende da unidade de CoDA.
  2. Para nosso propósito de grupo, existe apenas uma autoridade — um Deus amoroso que pode se expressar na nossa consciência coletiva. Nossos líderes são apenas servidores de confiança, não governam.
  3. O único requisito para ser membro de CoDA é o desejo de relacionamentos saudáveis e amorosos.
  4. Cada grupo deveria manter-se autônomo, exceto em assuntos que afetem outros grupos, ou o CoDA como um todo.
  5. Cada grupo tem apenas um único propósito primordial — levar a mensagem ao codependente que ainda sofre.
  6. Um grupo de CoDA jamais deveria endossar, financiar ou emprestar o nome de CoDA a nenhuma sociedade relacionada ou empreendimento de fora, para evitar que problemas de dinheiro, propriedade ou prestígio nos desviem do nosso propósito primordial.
  7. Todo grupo de CoDA deve ser totalmente autossustentável, recusando contribuições de fora.
  8. CoDependentes Anônimos deveria manter-se sempre não profissional, mas nossos centros de serviço podem contratar trabalhadores especializados.
  9. CoDA, como tal, nunca deveria organizar-se; mas podemos criar quadros de serviço ou comitês diretamente responsáveis perante aqueles a quem prestam serviços.
  10. CoDA não opina sobre questões alheias; portanto o nome de CoDA jamais deverá aparecer em controvérsias públicas.
  11. Nossa política de relações públicas baseia-se na atração, não em promoção; precisamos manter sempre o anonimato pessoal na imprensa, rádio e em filmes.
  12. O anonimato é a base espiritual de todas as nossas Tradições, lembrando- nos sempre de colocar princípios acima das personalidades.

As Doze Tradições são reimpressas e adaptadas com permissão de Alcoholics Anonymous World Services, Inc. A permissão para reimprimir e adaptar este material não significa que AA tenha revisado e aprovado o conteúdo desta publicação, nem que AA concorde com as visões nela expressadas. O AA é um programa de recuperação do alcoolismo apenas — o uso dos Doze Passos e das Doze Tradições em conexão com programas e atividades que são baseadas no AA, mas que se destinam a outros problemas, não implica em aprovação pelo AA.
Clique aqui ou na figura acima para fazer o download das Doze Tradições de CoDA 

Scroll to Top