Descascando a Cebola

DescCebolaLivreto

“Descascando a Cebola”

É uma publicação endossada pela Conferência de Serviços Mundial de CoDA, que foi traduzida para o Português e lançada em setembro de 2013 com autorização expressa do CoDA mundial.

Conta com 36 páginas de 14 x 21 cm, capa e contracapa em 1 cor, miolo em sépia e lombada canoa grampeada.

Preço: R$ 8,00*

* Veja procedimento para pedido de livros clicando neste link

Trecho deste maravilhoso livreto:
Para compreender profundamente a nossa codependência, procuramos olhar para dentro de nós mesmos, num trabalho contínuo de “descascar a cebola”. A cebola representa nossas ações durante a infância e como essas ações afetaram negativamente cada fase de nossas vidas. Nossa meta é chegar gentilmente a um novo nível de compreensão da dor que ainda carregamos, e da qual ainda não nos recuperamos o suficiente até agora.

Começamos por definir a nossa codependência. Do ponto de vista emocional, precisamos superar o trauma da criança que manipulava a si mesmo para sobreviver. Para entender o que significa ter sido uma criança totalmente indefesa, que dependia de pais inadequados ou ausentes, temos que considerar nosso relacionamento com nossos cuidadores primários. Vamos perceber que fomos mal preparados para cuidar das nossas necessidades. Alguns de nós assumimos as falhas dos nossos cuidadores, absorvendo sentimentos intermináveis de desgosto contra nosso corpo e suas funções. Experimentaremos controle e manipulação através da linguagem, de insinuações, envolvimento e/ou abandono.

“Remover as camadas” é necessário pela intensidade e profundidade desta traição. Ao abrir nossos corações iniciamos o processo, desta vez, substituindo a autodepreciação pela compaixão por nós mesmos. O processo requer que nos desliguemos de todas as práticas que usávamos para nos corrigir. Em vez disso, utilizamos e valorizamos as ferramentas de recuperação de CoDA (Padrões e Características de Codependência, os Doze Passos, um padrinho/madrinha, um Grupo e o nosso Poder Superior). Em recuperação aprendemos a separar o passado e desenvolver consciência das novas escolhas em nossa vida.

Scroll to Top