Seja bem-vindo(a) ao CoDA!

Seja bem-vindo(a) ao CoDA!

 

CODA — Para o EU verdadeiro, descobrindo e recuperando o respeito próprio

Damos-lhe as boas-vindas a CoDependentes Anônimos – CoDA, um programa de recuperação dos codependentes, em que cada um de nós compartilha experiência, força e esperança de que, com nossos esforços, encontraremos a liberdade onde havia escravidão e paz onde havia desordem em nosso relacionamento conosco e com os outros.

Muitos de nós buscamos encontrar maneiras de superar os dilemas e conflitos pelos quais passamos na nossa infância. Muitos de nós fomos criados em famílias nas quais existiam problemas com alguma forma de dependência, já outros, não. Em qualquer dos casos, aprendemos que a codependência é um comportamento compulsivo muito enraizado, advindo às vezes de famílias com sistema emocional precário. Todos nós já experimentamos o trauma de uma infância ou de relacionamentos vazios em nossa vida.

Tentamos usar os outros – nossos companheiros, amigos e até filhos, como nossa única fonte de identidade, valores e bem-estar e como forma de restaurar em nós as perdas emocionais da infância. Nossas histórias podem incluir outras drogas poderosas contra as quais já tivemos de lutar na codependência.

Na vida aprendemos a sobreviver, mas em CoDA aprendemos a viver a vida. Aplicando os Doze Passos e os princípios de CoDA em nossa rotina diária e nos relacionamentos – presentes e passados – podemos experimentar uma nova liberdade nesta vida cheia de desafios. É um processo de crescimento individual. Cada um de nós cresce no seu ritmo, enquanto nos mantivermos abertos à vontade de Deus quanto a nós. O compartilhar é nossa forma de identificação que ajuda a nos libertar da escravidão emocional a que fomos submetidos no passado e do controle compulsivo do presente.

Não importa o tamanho do seu passado traumático ou do seu desespero no presente, no programa de CoDA você encontrará esperança. Você não precisa mais acreditar que o poder dos outros é maior do que você. Em vez disso, em CoDA você encontrará nova força interior para viver como um ser precioso e livre.

Scroll to Top