O que é codependência?

O que é codependência?

Codependência é a inabilidade de manter e nutrir relacionamentos saudáveis com os outros e consigo mesmo.
Nos relacionamentos co-dependentes não existe a discussão direta dos problemas, expressão aberta dos sentimentos e pensamentos, comunicação honesta e franca, expectativas realistas, individualidade, confiança nos outros e em si mesmo.

Em algum momento da vida, aprendemos sobre codependência. Ouvimos falar dela em conversa com um amigo ou um terapeuta. Ouvimos sobre ela no noticiário. Muitos de nós nos perguntamos se também não somos codependentes.

Codependência é uma doença que deteriora nossa alma. Afeta nossa vida pessoal, familiar, amigos e parentes; nossos negócios e carreira; nossa saúde e o nosso crescimento espiritual. Ela nos enfraquece e se não for tratada fará com que sejamos mais destrutivos conosco do que com os outros. Muitos de nós chegamos ao ponto em que temos de olhar para além de nós em busca de ajuda.

Quando participamos da primeira reunião dos CoDependentes Anônimos, muitos de nós encontramos uma fonte de ajuda. Cada um de nós vem de um lugar diferente. Alguns recomendados por familiares ou amigos. Alguns de nós viemos ao CoDA quando nossos médicos, psiquiatras ou terapeutas acharam que era necessário. Muitos de nós chegamos ao CoDA depois de passar por tratamento para codependência ou outras adicções.

Ao chegarmos, por crise ou curiosidade, aprendemos sobre as características da codependência em nossa primeira reunião. Essas características nos ajudam a determinar que padrões de comportamento não saudáveis predominam em nossa vida. Vivemos nos extremos em vez de no equilíbrio? Como nós, nossos filhos, companheiros e amigos sofrem por causa de nosso comportamento? Nosso comportamento de codependente interrompe, deteriora ou destrói nossos relacionamentos? Se a resposta a essas perguntas íntimas nos faz admitir que “sou codependente e preciso de ajuda”, já estamos começando a trilhar o caminho da recuperação.

Scroll to Top